Resenha do artigo de Durvalina Barreto Bezerra por: Rodrigo Calça Lemos
Durvalina Barreto Bezerra, nascida em Campina Grande/PB, é formada em Teologia pelo Betel Brasileiro, em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba, mestre em Educação pela Universidade Mackenzie e licenciatura em Missiologia pela WEC. Coordenadora Geral do Ensino dos Seminários do Betel Brasileiro, foi diretora do Seminário em São Paulo durante 28 anos, atualmente é Diretora do Seminário em João Pessoa/PB, e é conferencista e escritora. [2]
O artigo Educação Teológica: Uma proposta para uma formação de qualidade, é estruturado em cinco divisões, precedidos de introdução e seguidos por conclusão e referências bibliográficas. O texto apresenta-se como uma proposta de reformar o ensino teológico das escolas, com o intuito de preparar homens e mulheres para o ministério. A autora demonstra que o número de evangélicos tem cada vez mais aumentado. Entretanto, esse crescimento não tem sido acompanhado e nem marcado pela qualidade.
Na primeira parte, Durvalina Bezerra demonstra que o principal papel da educação é contribuir para que o indivíduo seja afetado de forma integral, isto é, em todos os aspectos da sua vida. Uma educação que o atinja de forma completa, fará com que ele seja capacitado a atender a realidade da igreja Brasileira e do mundo “pós-moderno”. A autora argumenta ainda que, isso só será possível, caso seja elaborado um excelente programa pedagógico que tenha essa finalidade.
Na segunda parte, a autora afirma que o principal objetivo da instituição teológica é ter o ensino centrado na palavra de Deus. Afinal, em todos os tempos, em todos os lugares e em todas as épocas a bíblia é a nossa única regra de fé e prática. É somente comprometida com as Escrituras Sagradas, que a escola formará ministros comprometidos com o estudo e com o ensino ortodoxo.
Na terceira parte, Durvalina Bezerra busca fortalecer a ideia previa de que a finalidade da educação é alcançar o indivíduo de forma completa, para que ele seja útil no contexto ao qual ele está inserido. De acordo com ela, a educação teológica, além de empenhar-se na tarefa de cuidar do indivíduo com um ser psicossocial, afetivo e cognitivo, ela também trabalha com um ser espiritual, visando não somente o padrão social, mas também a formação de um caráter cristão.Em outras palavras, uma instrução teológica de qualidade deve priorizar a formação do caráter, com o intuito de gerar responsabilidade e fazer com que o indivíduo seja capaz de lidar com todas as circunstâncias da vida.
Na quarta parte, Durvalina mostra que a educação teológica não possui um caráter apenas informativo.Na verdade, todos os esforços empreendidos na tarefa de estudar teologia devem resultar na prática, isto é, preparar homens e mulheres para servir a igreja e o contexto ao qual eles estão inseridos. A final de contas, só há aprendizado quando o aluno for capaz de reproduzir na prática aquilo que foi aprendido.
Na quinta e última parte, Durvalina argumenta que algumas denominações estão extremamente descontentes com as suas escolas teológicas, porque ao invés de ensinar e preparar os vocacionados para servir a igreja, acabam deixando os futuros ministros muito distante das Escrituras. Para ela, a principal função do seminário teológico é preparar obreiros para que possam servir a igreja de Deus. Nas palavras do teólogo Alister McGrath, a teologia é serva da igreja. [3]
Algumas denominações estão extremamente descontentes com as suas escolas teológicas, porque ao invés de ensinar e preparar os vocacionados para servir a igreja, acabam deixando os futuros ministros muito distante das Escrituras
Durvalina Bezerra
[1] Rodrigo Calça Lemos é Graduado em Teologia pelo Seminário Teológico Evangélico do Betel Brasileiro (STEBB)Extensão Santo André.
Professor na Igreja Evangélica Jaboque nas áreas de Bíblia e Teologia Sistemática e casado com Aline Cristina Lemos.
[2] Biografia concedida pela própria autora.
[3] Alister E. McGrath. Paixão pela Verdade: a coerência intelectual do Evangelicalismo. São Paulo: Shedd Publicações, 2007, p.16.
Responsabilidade no Ensino Teológico desde 1935.
Vocacional, Cristocêntrico e Interdenominacional.